janeiro 06, 2009

Voltando!


(Dia de Reis!)




Primeiro post de 2009.

As férias estavam uma delícia, e é sempre ruim arrumar as malas e enfrentar a viagem de volta.


Claro que é muito bom voltar, mas eu tenho uma preguiça infinita de desarrumar malas e arrumar armários e quartos deixados longe por mais de dez dias (eu não me lembrava de tantas pilhas de livros e papéis e coisas pra arrumar). Bem, o fato é que estou de volta, e me inspirei, lendo minha roommate Bia, a escrever algumas resoluções de ano novo.


Bem, algumas, porque as mais importantes são as que eu resolvo comigo mesma, e essas eu evito de deixar públicas. Mas então vamos lá, às resoluções.





Aprender outra língua. Sendo prática, terei que escolher uma, e a minha preferência recai sobre o alemão. Aí terei que escolher uma escolha, e encaixar isso no budget mensal. E escolher o horário. Bem, a parte do budget talvez seja a mais complicada, mas é possível.





Praticar exercícios regularmente. Hmm, muito abrangente, vamos melhorar. Escolher uma atividade física e praticá-la com assiduidade. Mesmas questões da resolução acima, budget e horário. Tudo uma questão de organização e disciplina.



Continuar escrevendo. Contos, posts, manifestos, cartas, bilhetes, sms. Tudo. Continuar escrevendo ficção e trabalhando e retrabalhando e melhorando cada história. Essa vai ser relativamente fácil. Mas tem a ver com a próxima resolução.

Escrever sempre que as idéias aparecerem. Idéias assim mesmo, com acento. Bem, isso vai requerer um tanto de disposição, de repente ter que levantar e buscar papel e caneta. Mas relativamente fácil, basta que eu use os tantos caderninhos e milhares de canetas que tenho sempre à mão.

Cuidar da minha saúde física. E com isso quero dizer cuidar da dieta, tomar remédios, fazer atividades físicas e exames sempre que os médicos pedirem, e, claro, sempre levar um casaquinho.

Cuidar da minha saúde financeira. Encontrar uma atividade que me remunere e me dê satisfação. (ou, ao menos, que me remunere mais e me incomode menos). Poupar mais. Na verdade gastar menos já ajudaria, mas poupar um pouco mais é importante, principalmente no próximo item.

Cuidar da minha saúde mental. Dizer não a tudo que me faz mal, me afastar de pessoas negativas (invejosas, depressivas, dependentes, pegasosas e todas essas coisas que fazem mal estão incluídas), procurar pessoas e atividades que me façam bem, que me façam pensar, que me façam aprender, que façam de mim uma pessoa melhor. Incluo aqui, para cuidar da minha saúde mental, atividades de lazer, como viajar, tirar fotos, imprimir as fotos, hobbies e afins.

Estudar. Tudo, sempre, qualquer assunto. Aprender sempre é bom, e sempre é útil. Numa recente palestra com o escritor Sérgio Faraco ele disse que, num acidente de carro, quando estava prestes a afundar num rio, se lembrou de ter lido numa Reader's Digest que a pessoa, numa situação dessas, deve manter a calma e esperar a água entrar no veículo para a pressão diminuir e conseguir abrir a porta e poder se salvar. Ele sequer se lembrava de ter lido isso, mas naquele momento de tensão o cérebro selecionou, de todas as informações, a que mais importava. Pois, eu espero que o meu cérebro esteja sempre preparado, para qualquer situação adversa que eu possa vir a enfrentar, então é bom que eu leia tudo e bastante.






Show off. Como diz o Photojojo, é preciso que se escolha uma resolução e que se atenha a ela, porque é bem mais fácil de manter as resoluções quando são fáceis e quando se gosta delas. Então essa é a minha, com relação à fotografia.








E como são nove resoluções, vou parar por aqui. É um número bonito e são ações relativamente realizáveis. Assim, se ano que vem eu estiver aqui ainda (no blog, quero dizer) e se ainda estiver disposta, posso verificar o quanto disso tudo eu cumpri e a partir de onde eu posso planejar o próximo ano.




E se dá pra exigir alguma coisa de mim mesma, que seja estar plenamente presente em cada momento, esquecendo do passado e preocupando-me menos com o futuro, concentrando-me no momento do agora.





(Golden Goddess: a minha persona para 2009)

Nenhum comentário: