agosto 07, 2008

Recomendações

Querida irmã,



Como bem sabes, estou de partida. Deixo-te as chaves das portas, e de alguns quartos. Recomendo não abrires os armários. Peço-te que cuides bem da casa enquanto estiver longe. Sei que será um tanto trabalhoso para ti, mas também sei que estás à altura da tarefa.



Lembra de alimentar o gato e de distrair a cã. Cuida para que eles não estejam no mesmo ambiente ao mesmo tempo, pois a confusão causada da última vez foi terrível. A cã abocanhou a orelha do gato enquanto estava distraída e ele saiu bem machucado.



As plantas não exigem tantos cuidados, basta um tanto de água, dia sim, dia não. O restante elas fazem sozinhas e a previsão do tempo é de sol, o que facilitará muito as coisas para ti.



Os livros que estão na estante precisam ser espanados e arejados. Eles andam cabisbaixos com a minha saída e já me perguntaram quem ficará a cuidar deles, quem lhes abrirás as páginas e correrá por ela os olhos. Pedi à tia que cuide deles, mas acho que também ela precisará ir, e fico preocupada que eles (os livros) fiquem nervosos e se joguem da estante. Não sei se viste da última vez em que estiveste aqui, mas coloquei a estante bem próxima da janela, já pensando nesta minha saída, para que eles pudessem ter uma vista para onde olhar, mas eles são espertos, e receio que tentem abrir as janelas para tentar algo pior.



Deixes as janelas abertas, e caso alguém toque à campainha, veja sempre quem é antes de abrir a porta. Caso seja um amigo, deixe-o entrar. Há docinhos e biscoitos, e sabes onde estão os apetrechos para o chá. Caso não conheças o visitante, ou, caso seja alguém indesejado, não reajas, não grites. Eles ficam ao portão, tentando espiar, alguns jogam pedras, tentando quebrar os vidros, mas normalmente eles cansam e vão-se embora. Caso algum deles fique por mais tempo, deixe todas as luzes e câmeras ligadas. Há, também, na gaveta do móvel do telefone, ao lado da porta, um dossiê de informações sobre os mais freqüentes, que poderá ajudar-te.



Na cozinha, há também alguns cuidados. Se precisares de talheres, olhe bem antes as gavetas antes de estender a mão. Algumas facas antigas ainda não aceitaram bem serem substituídas pela faca elétrica, já formaram um sindicato e agora coordenam ataques esporádicos como forma de protesto. Não tenhas medo, elas já perderam o fio e não fazem mal algum, mas põe-se sempre a chorar depois dos ataques, e leva-se um tempo imenso a consolá-las.



Os temperos foram colocados todos no telhado, se chover muito precisarão ser recolhidos. É importante cuidar de não colocar o Manjericão ao lado do Anis Estrelado, pois eles andaram brigando. Ainda não entendi bem qual foi o motivo, e esses temperos são muito reservados quanto a seus motivos e, no geral - com o perdão do trocadilho - temperamentais. (Agora tive que rir de mim mesma! Trocadilho sobre temperos! Para veres como estou nervosa). O Anis gosta muito da companhia da Baunilha, e o Açafrão pede sempre para ficar afastado, pois anda numa fase de meditação.



A mãe continua no sótão, e o pai, quando chega, fica sempre no térreo. Faça com que não se encontrem, acho que a confusão causada da última vez está relacionada com o motivo pelo qual alguns dos sapatos cometeram suícidio quebrando seus saltos. E eu ficaria muito triste se acontecer de chegar em casa e não encontrar, novamente, meus sapatos. Sei que cuidarás de tudo na minha ausência, e sei que algumas coisas não precisam ser ditas, mas sabes como gosto de tergiversar.



O labirinto está quase pronto, e eu dispensei os pedreiros, ao menos temporariamente, para que não precises cuidar ainda mais disso. É trabalhoso pensar nas coisas, concebê-las logicamente e fazê-las fazer sentido apenas para que as pessoas se percam e não encontrem o caminho! Nunca imaginei que me tomaria tantas e tantas noites a decisão de fazer as curvas à direita ou à esquerda. A vantagem que vejo é que jamais me perderei dentro dele, e caso alguém demore a voltar, posso sempre chegar até lá e mostrar a saída. (Um segredo: deixei vários acessos e passagens escondidas pelo caminho. Não desenhei o mapa porque não quero que mais ninguém saiba, mas assim que ficar pronto todo o labirinto, mostro-te. Pode-se ir de um lado a outro sem precisar atravessar todo o caminho.)



Coloquei as fotos para dormir, e ajustei o despertador ao lado de cada uma delas nos horários individualizados, para que não tenhas que vir aqui todos os dias. Peço-te apenas que, quando estiveres aqui, dê uma olhada para ver se todas elas saíram da cama e estão realizando suas tarefas corretamente. Para o caso de alguma delas não se comportar, tens a chave do escritório. Encontrarás as instruções e ferramentas para lidar com cada uma delas sobre a mesa, ou nas gavetas. Nada muito complicado, apenas carecido de atenção.

Lembra sempre de abrir as janelas, quando puderes, para sempre ter ar fresco. Lembra de tirar o lixo. Lembra de por água nos canos.

Nenhum pedido que seja impossível de atender, espero. Ah, sim, claro, podes achar coisas para se divertir enquanto estiver por lá, desde que a cristaleira fique fora de qualquer tipo de diversão. Ela anda esquecendo os remédios e o que quer que se faça, ela só entende o que lhe dá na cabeça.

Tentarei mandar notícias. Para o caso de precisares de mim, há, dentro da geladeira, o telefone vermelho, com o botão que faz chegar qualquer mensagem diretamente em mim. Espero que não precises, mas está lá.

Até a minha volta, um beijo.