fevereiro 07, 2008

Feliz 4706!!!



Não, eu não sou chinesa, nem budista. Mas sou favorável de qualquer interpretação que nos ofereça uma visão mais holística da realidade e possa ajudar nas reparações e soluções de conflitos.




De acordo com a Renata Mol (thanks to Google), o ano de 4706 é regido pelo Rato, que apesar de ter passado a perna no Gato para a celebração do Buda, é um ótimo regente de anos, pois influencia positivamente os negócios, o comércio, a prosperidade. O que, na minha visão bem ocidental (e aqui cabe a pergunta: que outra visão teria eu como ponto de referência além da visão ocidental, certo? Enfim, moving on), me parece um tanto contraditório, visto que o rato sempre ofereceu - na visão ocidental - ameaças aos depósitos de grãos e comida e sua presença sempre esteve associada a doenças e à peste. A Renata explica:






Na cultura chinesa, o ano do Rato é sempre considerado um período de muita
fortuna e fartura. Favorecendo o comércio, as atividades produtivas e os
negócios em geral. Período em que os resultados concretos no campo material
poderão ser alcançados. Este será o ano ideal para iniciar projetos de longo
prazo e grandes empreendimentos. As atividades culturais, artísticas,
científicas e filosóficas estarão especialmente favorecidas. No amor, o espírito
de aventura e as paixões fortes serão a tônica do ano do Rato. As amizades
estarão amplamente beneficiadas no ano em que o clima de otimismo e entusiasmo
predominará em todos os setores de nossas vidas.


Já o site IPCDigital avisa:





O Ano do Rato é um período que promete bastante fartura.
Por outro
lado, acredita-se que no Ano do Rato acontecem com mais freqüência os grandes
desastres relacionados com a água, como tufões, inundações e nevascas. De fato,
esses desastres aconteceram em 1936 e 1984, ambos no Ano do Rato.


Não sei se é verdade. Não sei se o Rato realmente enganou o Gato pra chegar antes na festa do Buda e por isso recebeu todas as bênçãos de quem chega em primeiro lugar, mesmo passando para trás.


O que eu sei é que recomeços são sempre necessários. Trazem sempre um tanto de esperança, de possibilidades, de renovação. Nada mais "renovação" que uma virada de ano, mesmo que seja no calendário chinês.


E se isso me permite comemorar de alguma forma, e me faz pensar nas minhas atitudes e me faz rever as minhas escolhas e, quem sabe, poder escolher diferente, tanto melhor.


O que importa é recomeçar e seguir em frente. O resto é como diriam os anglo-saxões, numa expressão que fica sonoramente bonita, water under the bridge!







Um comentário:

Roberta disse...

É uma pena que muitas pessoas esqueçam que o recomeço pode ter a marca de um ano que se inicia ou uma simples decisão interna de que é hora de saltar do muro do medo e viver.

Muito bom teu texto e o blog é muito bem organizado. Parabéns!!
A indicação foi do PJ (grande figura).