outubro 27, 2007

Feira do Livro

Começou. Já fui, "planfletlar", ou melhor, postal-cartonear, pra divulgar a sessão de autógrafos do Inventário das Delicadezas.

E é estranho, mas me parece que as pessoas que realmente gostam de livros, que realmente compram e gostam de ler livros, não estavam lá. Não estavam lá porque os livros que possivelmente buscariam estariam subjugados e sufocados pelos Auto-ajuda, pelos Esotéricos, pelos Livros Técnicos, pelo Harry Potter.

E hoje na aula estávamos mesmo falando disso, e um colega levantou um dado que assusta: se a J. K. Rowling parar de escrever as continuações e aventurinhas do garoto com o raio na testa, aproximadamente dois milhões de pessoas, no mundo, ficaram desempregadas, pois são remunerados por atividades diretamente relacionadas ao Harry Potter. Absurdo, não?

E o mais estranho é que esse fenômeno, pelo menos até onde se sabe, não serviu pras pessoas se sentirem incentivadas a ler. Elas querem consumir o Harry Potter até o esgotamento, até sugar a última gota de poção mágica que possa aparecer em Hogwarts.

Até que o Harry Potter é interessante, sabe. Eu acho que também gostaria de lê-los todos, se não achasse que o meu tempo destinado pra leitura já é pouco e, portanto, deve ser usado para coisas que me serão mais úteis, como um Eça de Queiroz, um Imre Kertesz, uma Anaïs Nin, um Saramago. Mas o que me espanta são as pessoas que descobrem a leitura, descobrem a voracidade pela leitura (sim, porque pra ler aqueles calhamaços empolgadamente, um seguido do outro, tem que ser a partir de uma certa voracidade, certo?), o prazer que isso proporciona, e não continuam, não vão adiante, não alimentam isso com mais leituras, mais diversidade de leituras, mais variedade, mais profundidade.

Eu só queria ter disciplina e uma dedicação integral à escrita. De repente eu faço alguma coisa bonita e que sirva pra saciar a voracidade alheia.

Ah, e antes que eu me esqueça: sessão de autógrafos do Inventário das Delicadezas na Feira do Livro, segunda feira, no Memorial do RS, às 18 h. Compareçam!

Nenhum comentário: